Como tratar do visto para a Turquia online

Não há muitos anos, a chegada ao aeroporto de Istambul era seguida por uma curta corrida até ao guichet onde se emitiam os vistos de entrada na Turquia. Pagava-se o montante pedido e o funcionário dava-nos um autocolante para colar no passaporte. Tudo tranquilo, exceto se houvesse muita gente à nossa frente. Nessa época, era a única alternativa.

Mais recentemente, as autoridades turcas começaram a permitir a emissão antecipada do visto online para cidadãos nacionais de uma série de países, Portugal incluído (os cidadãos brasileiros não podem usar o serviço, mas na verdade não precisam de visto para visitar a Turquia), facilitando a vida a milhões de turistas.

A três dias da minha partida para Istambul, fui então tratar do meu visto de entrada na Turquia online. E posso dizer que o processo é muito fácil e rápido – não terá demorado cinco minutos. O pedido de e-Visa deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência em relação à chegada à Turquia, embora as autoridades aconselhem uma semana. Eu tratei do visto com 3 dias de antecedência e o mesmo foi-me atribuído instantaneamente.

Acedi a www.evisa.gov.tr, um portal gerido pelo Ministério nos Negócios Estrangeiros da Turquia. Introduzi os dados do passaporte, recebi uma mensagem de correio eletrónico para confirmar, paguei os 20 USD do visto com cartão de crédito e, instantaneamente, vi o pedido aprovado e enviado por email. Imprimi e levo-o comigo para Istambul, onde aterrarei no dia 9 de abril.

O visto é válido por 180 dias a partir da data de entrada indicada, e permite entradas múltiplas na Turquia.

Visto para a Turquia online

Página de entrada do site oficial e-Visa Turkey

 

Visto para a Turquia

Visto de entrada na Turquia autorizado.

 

Serve este post para alertar que, a partir do dia 10 de abril de 2014, precisamente no dia seguinte à minha chegada, os vistos de entrada na Turquia passam a ser obrigatoriamente tratados online. A informação é oficial e devem levar ao encerramento dos tais guichets nos aeroportos internacionais turcos. Repito: deixará de haver possibilidade de pedir o visto à chegada (visa on arrival) à Turquia a partir do dia 10 de abril de 2014.

Por isso, já sabes: se vais visitar a Turquia em breve, trata do visto online antes de partires.

Adenda: Por indicação do leitor Ricardo Valentim, a quem agradeço, acrescento que, pelo menos até ao final do ano de 2014, as autoridades turcas têm planeado um período de transição durante o qual haverá quiosques interativos nos aeroportos internacionais que permitirão a obtenção do visto à chegada. Na próxima quarta-feira confirmarei in loco a existência dos quiosques no aeroporto de Istambul.

::: Sugestão de hotéis em Istambul

 

Assina a newsletter e recebe grátis um mini e-book com os 36 momentos altos da minha primeira volta ao mundo.

Mais vale prevenir. Faz um seguro de viagem.

Comments

Deixar uma resposta